segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Judô

Conceito

      O conceito de Judô: Ju (delicadeza, suavidade) e Dô (caminho).Então Judô significa Caminho da Suavidade ou Caminho da Delicadeza. Têm uma filosofia de corpo e mente, onde o raciocínio de dominar seu oponente precisa de velocidade.

História

            Aos 18 anos Jigoro Kano, começou a praticar ju-jitsu por ser pequeno e fraco. Começou com técnicas de percussão ( atemi-waza) e técnicas de domínio (katame-waza) do estilo   de ju-jitsu Kito Ryu. Baseado nestas técnicas ele aprofundou seus conhecimentos tomando como base a força e a racionalidade. Além disso, criou novas técnicas para o treinamento de esportes competitivos, mas também pelo cultivo do caráter. Adicionando novos aspectos ao seu conhecimento do tradicional ju-jitsu o professor Kano fundou o Instituto Kodokan,com a educação física, a competição e o treinamento moral como seus objetivos.  E em 1882 começou a ensinar.




Projeções

- Ipon seoi nage :  Projecção sobre o ombro com uma mão”  , classificada no grupo de técnicas de braços (te-waza).



- De ashhi barai : O De-ashi-barai ou De-ashi-harai (De = Frontal, Ashi = pé e Harai = varrer)

 


Quedas

- Ushiro ukemi(costas)


1 - Partindo da posição deitado:
-Levante os braços na altura de 30 graus;
-Batar as mãos no tatame, mantendo o corpo relaxado olhando para o nó da faixa.
2 - Partindo da posição sentada:
- Os braços deverão estar estendidos à frente, na direção dos ombros, com a cabeça ligeiramente flexionada para frente;
- Caindo para trás execute o ukemi batendo com as mãos antes de encostar as costas no tatami.
3 - Partindo da posição agachada:
- Na pontas dos dedos, mantendo a extensão do corpo;
- Elever os braços na direção dos ombros, fazendo com que as nádegas fiquem apoiados nos calcanhares;
- Caindo para trás, execute o ukemi batendo com as duas mãos antes de encostar as costas no tatami.
4 - Partindo da posição em pé:
- Levante os calcanhares, apoiando somente na ponta dos pés;
- Flexione as pernas a agache;
- Caindo para trás executando o ukemi.



- Yoko ukimi(lateral) :



Artigo

A EVOLUÇÃO SÓCIO-HISTÓRICA DO JUDÔ: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES

Orozimbo Cordeiro Júnior

Marcelo Guina Ferreira
Anegleyce T. Rodrigues

O artigo apresenta uma ótica crítico - superadora sobre a metodologia de ensino do Judô como um elemento da cultura corporal da Educação Física, a abordagem crítico - superadora parte de uma análise de poder e dominação de nossa sociedade, para que os alunos desenvolvam uma reflexão sobre do que traz do seu cotidiano.
            A partir dessa visão os  autores deste artigo tentam apresentam uma proposta para superar o ensino do Judô, que tem sua características culturais e exclusivamente técnico, compreendendo os aspectos sociológicos e históricos do Judô, é proposto que deve ensinar o movimento no Judô e não somente a técnica.                                                                                                                     
            Na era Shogun (Época feudal) japonesa o país não possuía bom desenvolvimento tecnológico de armas, materiais, por possuírem grandes feudos era necessário a segurança das terras pelos samurais. Os samurais praticavam o Jiu Jitsu como parte de formação. O objetivo era se preparar par aplicar golpes contundentes para paralisar o adversário e até levar a óbito. Para praticar o Jiu Jitsu não era necessário o uso da espada por essa razão a modalidade foi difundida pela classe camponesa.Passado a era Shogun, houve o fim dos feudos e o fim dos samurais e o Japão fazia contato com outros países acabando o sentido de luta tão contundente que poderia levar a óbito. Nessa fase surge o judô, seu precursor foi Jigoro Kano, que pensou nessa luta como uma mantedora da cultura japonesa sem que levasse o adversário até a morte.É nesse sentido que os autores dizem que deve ser o movimento do judô, mostrando que a cultura corporal não é estática e sim um processo dinâmico. Desta forma idealizado por Jigoro Kano os fundamentos da modalidade são as projeções, o jogo entre desequilíbrio e equilíbrio, as imobilizações, as quedas e os rolamentos. Jigoro Kano foi ministro da educação, além de ser considerado o pai da educação física no Japão, por sua importância ele conseguiu implantar o judô nas escolas japonesas.                                                                                              
       O Japão torna-se uma potência mundial e a cultura japonesa começa a ter contato com o mundo ocidental e capitalista por meio da imigração. Por ser uma potência, os países ocidentais contratavam emigrantes japoneses para gerar um desenvolvimento tecnológico e modernizar sua pátria. Os emigrantes japoneses frequentemente praticavam o judô como uma forma de relembrar sua cultura e a sua terra. Após a modernização e a industrialização, muitos emigrantes japoneses ficaram desempregados, e para manter o sustento da família começaram a dar aula de judô para os filhos dos japoneses e também para os ocidentais. Assim o judô passou a ser uma prática de cultura corporal difundida em todo o mundo, e assumia um significado social diferente para cada país.
         O judô passou a ser globalizado e conforme não poderia deixar de ser, a modalidade tornou-se olímpica em 1964 em Tóquio,  e aos poucos, como os autores criticam, foi perdendo o seu significado sociocultural para se tornar um esporte de rendimento, de treinamento exaustivo, onde só a vitória interessa, e é exatamente isso que os autores contestam, o judô como prática da cultura corporal também pertencente ao Brasil, deve ser ensinada também no âmbito histórico e sociocultural.

 

Special Judô Fitness Test

     Dois judocas (ukes) estrutura e massa corporal semelhantes, 2 executantes são posicionados a seis metros de distância um do outro, enquanto o executante do teste (tori) fica a três metros(no meio) de distância dos judocas que serão arremessados. O teste é divido em 3 períodos, 15 segundos (A), 30 segundos (B) e 30 segundos (C) com intervalos de 10 segundos entre os mesmos. Durante cada um dos períodos, o executante arremessa os parceiros utilizando a técnica do ippon-seoi-naguê o maior número de vezes possível. Imediatamente após e um minuto após o final do teste é verificada a FC do atleta. O total de arremessos realizados e o índice abaixo são calculados.


                    Índice= FC final (bpm) + FC 1 min após o final do teste(bpm) 

                                _______________________________________

                                                     Número total de arremessos


Esquema do teste

Ukes_____________________Tori____________________Ukes
                  3 metros                                  3 metros


Objetivo: Analisar a avaliação de atletas de judô por meio de um teste específico. Verificar a condição física do atleta servindo de subsídios ao treinador para prescrição, planificação e periodização adequado para o treinamento esportivo do mesmo.



REFERÊNCIAS

Bezerra,Eduardo Dias ; Silva, Vladimir Schuindt da ; Souza ,Israel ; Avaliação de atletas de judô com a utilização do Special Judô Fitness Test (SJFT). Revista Digital - Buenos Aires - Año 13 - N° 121 - Junio de  2008.

FRANCHINI, Emerson. Judô: desempenho competitivo. São Paulo: Manole, 2001.

MORAES, Fabiano Braum de; SILVEIRA, Nira. Esportes: judô. Blumenau: Sabida.

 Site
  http://www.efdeportes.com/



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