Iniciação ao Judô
Ushiro Ukemi – Progressão pedagógica.
Balanceio partindo da posição sentada.
Os alunos irão posicionar-se sentados, e coma as mãos apoiadas no chão irão impulsionar os membros inferiores com o intuito de ultrapassar os membros superiores, através de uma espécie de balanceio, e retornando a posição inicial.
Rolamento partindo da posição sentada.
Sentados os alunos agora irão realizar um rolamento para trás, esses rolamentos devem ser feitos alternadamente uma vez para a esquerda, e uma vez para a direita. Para que o rolamento seja efetuado de maneira correta, os alunos irão inclinar a coluna cervical para o lado oposto ao rolamento. Por exemplo: O rolamento efetuado para a esquerda deve-se posicionar a coluna cervical inclinada para a direita, e vice-versa. Esse cuidado deve ser tomado para que a queda não se torne violenta e não ocorram lesões na coluna dos indivíduos iniciantes a prática do Judô.
Rolamento partindo da posição agachada.
Os alunos posicionados com os braços estendidos e em posição agachada, apoiados sobre as pontas dos pés, ao sinal do professor irão apoiar as mãos no chão e realizar o rolamento para trás alternadamente para a esquerda e para a direita.
Rolamento partindo da posição em pé.
Em pé os alunos irão posicionar-se com os pés paralelos e braços estendidos. Ao sinal do professor irão descer as nádegas o mais próximo possível dos calcanhares e em seguida partindo da posição sentada efetuar o rolamento alternadamente para a esquerda e para a direita.
Projeções – Progressão pedagógica.
Pegada - Kumi-Kata
Os alunos posicionados um de frente para o outro irão agarrar com a mão esquerda a manga direita do parceiro à altura do cotovelo e na zona da costura. Por sua vez a mão direita agarra a gola do parceiro à altura do peito esquerdo, com o polegar por dentro. Realizando deslocamento para frente e para trás partindo dessa pegada.
De Ashi Barai – Progressão Pedagógica.
Os alunos posicionados um de frente para o outro irão agarrar com a mão esquerda a manga direita do parceiro à altura do cotovelo e na zona da costura. Por sua vez a mão direita agarra a gola do parceiro à altura do peito esquerdo, com o polegar por dentro. Partindo dessa pegada irão realizar uma projeção depositando força na mão que está segurando a manga do parceiro até leva-lo ao chão. A queda deve ser realizada alternadamente pelos parceiros.
De Ashi Barai – Progressão Pedagógica.
Os alunos posicionados um de frente para o outro irão agarrar com a mão esquerda a manga direita do parceiro à altura do cotovelo e na zona da costura. Por sua vez a mão direita agarra a gola do parceiro à altura do peito esquerdo, com o polegar por dentro. Partindo dessa pegada irão realizar uma projeção dando um passo a frente com o mesmo pé que está posicionado à frente, isso para se aproximar do parceiro. Após aproximar-se fazer uma varredura com o pé de trás levantando a perna do parceiro e retornando a posição inicial.
Os alunos posicionados um de frente para o outro irão agarrar com a mão esquerda a manga direita do parceiro à altura do cotovelo e na zona da costura. Por sua vez a mão direita agarra a gola do parceiro à altura do peito esquerdo, com o polegar por dentro. Partindo dessa pegada irão realizar uma projeção dando um passo à frente com o mesmo pé que está posicionado à frente, isso para se aproximar do parceiro. Após aproximar-se fazer uma varredura com o pé de trás levantando a perna do parceiro até efetuar a queda.
Finalização das atividades.
Volta à calma e alongamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário