quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Capoeira


A capoeira possui três estilos que se diferenciam nos movimentos e no ritmo musical de acompanhamento. O estilo mais antigo, criado na época da escravidão, é a capoeira angola. As principais características deste estilo são: ritmo musical lento, golpes jogados mais baixos (próximos ao solo) e muita malícia. O estilo regional caracteriza-se pela mistura da malícia da capoeira angola com o jogo rápido de movimentos, ao som do berimbau. Os golpes são rápidos e secos, sendo que as acrobacias não são utilizadas. Já o terceiro tipo de capoeira é o contemporâneo, que une um pouco dos dois primeiros estilos. Este último estilo de capoeira é o mais praticado na atualidade.



Elementos Técnicos:

Movimentação

- Ginga  

A ginga é a movimentação básica da Capoeira, é de onde se originam todos os movimentos da luta. É facilmente aprendida com uma progressão pedagógica, desenha-se um triangulo no chão, e os devem estar paralelos na base do triangulo, a movimentação se da ao ritmo do Berimbau levando um dos pés para trás no sentido da ponta do triângulo, não esquecendo que a posição dos braços é feita sempre ao contrário da perna que se leva para trás e mantendo sempre à frente, fletidos na altura do queixo.







Tecnicas de Defesa:

- Cocorinha    

É um método de defesa onde os praticantes da capoeira se agacham evitando golpes efetuados em curta distância. O movimento correto é feito com o individuo agachado, uma das mãos acima do rosto e a outra apoiada no chão, sem tirar os olhos do oponente para saber de onde virá o golpe. 

  - Esquiva Lateral 


Movimento defesa em que o individuo flexiona uma das pernas e estende a outra para o lado inclinando o corpo no mesmo sentido da mão de apoio. Neste tipo de defesa uma das mãos também deve estar na altura do rosto como forma de proteção do golpe.




Tecnicas Ataque:

-martelo:Golpe desferido em três momentos: inicia-se com uma das pernas encolhida lateralmente; o pé pode bater com a ponta, o peito ou a chapa, na frente. O retorno se dá da mesma forma que o início .

-bençao: Golpe desferido frontalmente, batendo o calcanhar no oponente, com um dos pés.

- meia lua (frente): Ao fazer este movimento o capoeira descreve uma meia-lua com uma perna estirada, arremessada com o pé passando à altura do adversário e completando um semicírculo, para então voltar com o pé ao ponto inicial, retornando à ginga


-meia lua (compasso): Golpe desferido com duas mãos no chão, batendo o calcanhar do pé que se encontra atrás, com a perna esticada. Isso é feito colocando-se a mão direita no chão, atrás do calcanhar esquerdo e vice-versa. É da torção do tronco que sairá a potência do golpe.



-armada: O capoeira executa um giro de todo o corpo, aparentemente dando as costas ao adversário, posicionando-se sobre a perna que se encontra à frente, arremessando a outra perna, em um movimento que completa o giro do corpo, tendo como objetivo a cabeça do oponente.

- queixada:  

Golpe onde o individuo cruza uma perna por trás da outra, e fica de lado para o seu adversário levantando a perna que está na frente formando um semicírculo  no ar e retorna à posição inicial.

                                                 



Floreios

- Aú: 

Conhecido popularmente como estrelinha, faz-se de um lado para outro e se erguem as pernas apoiando as mãos no chão ficando de ponta cabeça com as pernas afastadas e em seguida cai com uma perna de apoio no chão e sucessivamente a outra formando um semicírculo no ar.

- Beija flor: 
Movimento em que o capoeirista apoia uma das mãos no chão e eleva as duas pernas lateralmente, chutando em direção a mão de apoio e ao adversário. 


- Ponte : 
Posição onde as mãos e os pés ficam apoiados no solo em decúbito dorsal  sem apoiar as costas no chão. Como forma de aprendizado um aluno se posiciona agachado e outro deita de costas sobre o colega, levando as mãos ao chão. Quando o colega se sentir confiante o individuo que estava fazendo o apoio pode sair para que o colega se mantenha sozinho em posição de ponte.



- Bananinha: 

Posição em que o capoeirista fica de cabeça para baixo e com o corpo apoiado pelas mãos e as pernas para cima.






Nenhum comentário:

Postar um comentário