terça-feira, 28 de agosto de 2012

Atividades Sugeridas



Jogos de rapidez e atenção

Atividade: Tubarão
     Uma criança deverá posicionar-se no centro do tapete, enquanto as crianças que sobraram da turma deverão ficar todas, em um só lado deste. Quando o professor soar o apito, as crianças deverão atravessar a linha central do tapete sem ser pego pela criança que está posicionada sobre ela. A criança que for pega vira “tubarão” junto com o colega do centro, e assim por diante.

Jogos de conquista de objeto

Atividade: Pegue a bola

           Metade da turma deverá posicionar-se em um circulo no centro do tapete. Dentro do circulo terá uma bola, que será passada de um colega para o outro com as mãos. Fora do circulo, a outra metade da turma deverá tentar pegar a bola que está sendo passada sem entrar no circulo. Se a equipe alcançar o objetivo, os papéis são invertidos.

Jogos de conquista de território

 Atividade: Coelhinho sai da toca
          As crianças deverão ser posicionadas, cada uma dentro de um arco. Quando a professora gritar “Coelhinho atrás da toca”, as crianças deverão sair de seus arcos e trocar de modo de que não fique dentro do seu anterior. A cada rodada, a professora irá tirar um arco qualquer, de modo que fique cada vez mais dificultoso de conquistar o seu espaço.

 Jogos para desequilibrar

  Atividade:João Bobo

         Em dupla, de joelhos de frente um ao outro, com um dos membros superiores ao lado do corpo e o outro solto, e tentar desequilibrar o colega. Ganha quem conseguir derrubar ou tirar um dos joelhos do chão.


Jogos para reter, imobilizar, livrar-se

Atividade:Segura peão

         Em dupla, usando os braços e as mãos e segurá-lo sentado no chão durante cinco segundos,caso ele consiga se livrar antes.


Jogos para combater

Atividade: Estourando a bexiga
       Com uma bexiga amarrada no tornozelo, os alunos terão que estourar , e ao mesmo tempo  defender a sua bexiga.


terça-feira, 21 de agosto de 2012

Jogos de Oposição - Continuação

  3 - Conquista de Território

Objetivo:Continuação da vivência em jogos de oposição;

     Implicam em aproveitamento e diversificação das ações desestabilizadoras para chegar a seus fins. É preciso puxar, carregar, empurrar, fazer virar e esquivar-se, desviar-se e resistir. O contato se torna inevitável.

Atividade 1: Nunca 3

  Esse jogo tem como intuito de mostrar as crianças que ninguém ganha ou perde.
Os alunos terão que se sentar em duplas , o professor escolhe um aluno para começar sozinho, onde terá que buscar alguma dupla para se sentar. Ao sentar -se, o aluno que esta na outra ponta terá que sair de joelhos em direção de outra dupla, e assim por diante.


Atividade 2 : Sumôzinho

  Cada dupla terá, que ficar com um dos pés dentro do quadrado do tatame e outro fora, os alunos estarão abraçados, e tentar empurrar o colaga para fora do quadrado, como conquistando seu espaço.


Atividade 3: Sumô do Saci

  A mesma atividade a cima, mas com uma variação, o aluno terá que segurar com a mão sua perna que se encontra do lado de fora do quadrado.


Atividade 4 : 4º Periodo

  Todos os alunos estarão deitados em decubito ventral no tatame, e somente um ficará a frente. Ao comando desse aluno em pé perto da parede do outro lado da sala, os demais ao chão terão de se rasteijar pelo tatame enquanto o aluno esta de costas e sem olhar, ao se virar e falar "4º periodo", todos terão que parar nos seus lugares. Ganha quem conseguir tocar na parede do outro lado da sala.


Obs: A palavra de comando pode ser outra.

4 - Desequilibrio

Objetivo:Tentar desequilibrar o colega

    Agir em direção ao adversário, sem mediação de objeto ou de território. Os papéis de ataque e de defesa são alternados e/ou simultâneos.

Atividade 1: Briga de Galo

  Em duplas sobre o tatame os alunos ficarão de cócoras saltitando para os lados ,com o objetivo de desequilibrar o colega e leva-lo ao chão. Vence o aluno que conseguir se manter equilibrado e desequlibrar o colega.



Atividade 2: Segurar a perna


  Em duplas, os alunos deverão segurar a perna contraria do colega. Ao comando do professor os alunos deverão tentar desequilibrar o colega e derruba-lo no chão. Vence o aluno que conseguir derrubar o colega mais vezes durante a atividade.



Atividade 3: Puxar o braço

  Em dupla, os alunos terão que ficar de quatro apoios(sem colocar o joelhos no chão - posição de flexão), cabeças encostadas, e com uma das mãos terão que tentar desequilibrar o colega, puxando um dos braços.


Atividade 4 : Pé com pé
  Sentados no chão as duplas deverão se posicinar um de frente pra o outro, colocar as mãos no chão e encostar as regiões plantares. O obejtivo é tentar desequilibrar o colega com os pés, o aluno que conseguir fazer o outro colocar os pés no chão ou deitar, vence.
 Essa atividade têm como variação, colocar as mãos na região occipital ou nos ombros,assim trabalhando isometricamente a região abdominal.



5 - Jogos para reter, imobilizar e se livrar:

     Enfrentamentos variados e que obrigam o corpo-a-corpo. São jogos para resistir e livrar-se. Os papéis são separados e/ou combinados.

Atividade 1 : Homem Aranha

  Um aluno será escolhido para ficar em quatro apoios, sem apoiar os joelhos, irá se deslocar no tatame  e tocar os colegas que estarão fugindo, e quando pegos deverão assumir a posição e pegar os outros.Sua progressão, é tentar derrubar o colega.




Atividade 2 : De Costas

  A dupla deverá sentar -se um de costas para o outro ,inicialmente com as mão na cabeça. Ao comando do professor, os alunos terão que tentar derrubar  um ao outro, sem se levantar.




Atividade 3: Peão

  Em dupla, um deverá ficar de joelhos no chão, enquanto isso o outro colega ficará em cima. O aluno que está de joelhos tentará derrubar o colega no chão, e o mesmo deverá impedi-lo, segurando-o.



6 - Jogos para combater:

      Estimula-se o combate completo, sendo que as condutas de ataque e de resistência são concomitantes. Aqui, torna-se indispensável encadear e coordenar todas as ações necessárias ao combate.

Atividade 1: Lutas em dupla

Em duplas, os alunos deverão correr pelo tatame, e ao comando da professora, irão até uma outra dupla e tentar tocar, os mesmos deverão tentar se defender.
Sua progressão, será quando um da dupla ficará ao contrário do colega, e farão o mesmo que atividade, tentar tocar e se defender.







Finalização
- Discussão sobre trabalho de força;
- Trabalho isométrico - exercício "canivete"
- Alongamento e Relaxamento.






terça-feira, 14 de agosto de 2012

Jogos de oposição - Introdução


Jogos

- Macro : grupo;


- Micro: individual.



JOGOS DE OPOSIÇÃO

Os jogos de oposição consistem em jogos de corpo a corpo. Trata-se do confronto singular dos corpos que se envolvem, sempre objetivando agarrar o adversário, joga-lo no chão e mantê-lo sobre o tapete. Estes tipos de jogos podem aplicar ações motoras particulares do modo mais diversificado possível.

Ações Motoras

1. Ataque:
- Agarrar: apanhar os braços, pernas, cintura e tronco/apanhar as roupas;

- Reter: com as mãos / pelo meio do corpo;

- Desequilibrar: puxando/empurrando/puxando e empurrando /carregando, levantando/fazendo barreira com as pernas /projetando /fazendo virar;

Imobilizar: virando /esmagando no chão /recobrindo o corpo /fixando os membros /combinando as ações;

- Tocar: realizar socos, chutes, cotoveladas, joelhadas(inerentes as lutas de percussão.

2. Defesa:
- Esquivar: rolando /saltando /abaixando-se /desviando as mãos / afastando-se /virando;

- Resistir : opondo-se / empurrando / desviando / atacando;

- Livrar: agarrando /empurrando /girando em torno de si mesmo /virando-se;

- Bloquear: defender-se na altura da cabeça, tronco e pernas (realizar o movimento com braços e pernas).


Classificação

De acordo com Olivier 2002.

1 - Rapidez / Atenção 

     Estimulam a movimentação intensa,com alternância  dos papéis de  atacante e atacado e que evitam o contato próximo com o colega.


- Repolho : Semelhante a brincadeira mãe-colo, com a diferença de: ao ser "congelado" o aluno deverá se abaixar e esperar que algum colega pule por cima , para descongelar.

- Cola soco:A mesma brincadeira, agora utilizando a técnica de "soco" , aonde o aluno terá que se esquivar ou bloquear.

2 – Conquista de objeto

      Aproximam os adversários, mas as principais ações de oposição são feitas em direção a objetos a serem conquistados.Os papéis de atacante e de defensor são separados.


- Pique bola:A turma será dividida em dois grupos, todos de joelhos no tatame, frente a frente, o objetivo do jogo, é invadir o campo do adversário, até conseguir pegar a bola que estará do fundo da sala, os alunos terão que impedir que isso aconteça.

- Números: Ainda dividido em dois grupos, cada um receberá um número,ficarão de frente um para o outro, nas laterais do tatame, a bola será colocada no meio. Ao comando do professor, os alunos com os numéros falados, deverão ir até a bola e rolar até o final da sala, onde se encontra o gol.O outro colega deverá impedir que faça o gol, roubando a bola e tentar fazer o gol. Essa atividade pode haver problemas de matématica como soma, multiplicação, divisão .


Finalização

Alongamento



Referência
OLIVIER, J. C. Das brigas aos jogos com regras: enfrentando a indisciplina na escola. Porto Alegre: Artmed, 2000.


 

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Lutas,Artes Marciais e Esportes de Combate


1.Origem :
- Ocidental;
- Oriental.

2. Ações Motoras(golpes) :
- Domínio (agarrar);

- Percussão(tocar).

3. Distância:

- Curta(agarrar) : existe o domínio ou agarre entre os praticantes;

- Média(toque) : troca de socos e chutes;
Longa :utilização de implementos(armas).

4. Atividades Desenvolvidas:

Objetivo Geral: Construir movimentos de lutas apartir da classificação.
Abordagem utilizada: Construtivista.
1 – Apresentação pessoal com golpes – cada aluno terá que falar seu nome e frá um gesto referente a lutas, e com isso os colegas terão que reproduzir Objetivo: interação e a socialização.
2 – Esquema corporal – Cada aluno terá uma folha(sulfite ou jornal) em mãos e andando na sala ,ao comando verbal do professor, colocará a folha em partes do corpo de maneira que ache mais confortavél para se locomover.
Objetivo conhecer os segmentos corporais.

3 – Com a folha no chão e atendo ao comando verbal do professor, o aluno pisará nas direções  ao redor da folha ou dentro(cima).
Objetivo : lateralidade, organização temporal e espacial.

4 – Luva – com a mesma folha, o aluno fará uma dobradura que imite uma luva,andando na sala o aluno irá parar ao sinal do professor,comprimentar o colega e tocar (com a mão que está a luva) no lugar indicado.
Objetivo : reconhecimento de percussão e distância curta.


5 – Sentar em frente para a dupla a luva de papel no meio e no chão, ao comando alguém pega a luva rapidamente e o outro deve tentar pegar.
Obs: não pode ficar em pé.
Objetivo :domínio de curta distância.

6 – Em pé, andando pela sala, ao invés da luva fará uma espada com o mesmo papel, ao comando o aluno irá formar dupla ,comprimentar e tentar tocar na parte do corpo indicada, mas quem será tocado terá que se esquivar. E logo após, fica todos contra todos.

7 – Relaxamento – Alongamentos .